O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) é, primeiro, um lugar de diálogo sobre a escrita acadêmica: diálogo entre alunos/as, entre professores/as, entre setores da universidade, e entre universidades.  E esse diálogo é mais focado no processo do que no produto.
A escrita é geralmente considerada uma prática solitária (um indivÃduo que senta para escrever), mas pesquisas mostram que a produção de textos acadêmicos melhora quando o processo é um ato social que envolve diálogo com outras pessoas, especialmente colegas, e em ambientes interdisciplinares. O CAPA é um espaço dedicado a tais dinâmicas.
Institucionalmente, o CAPA está vinculado à Agência UFPR Internacional (AUI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), consistindo em um centro de formação acadêmica na escrita e revisão de textos acadêmicos.  Suas ações têm caráter intersetorial e interdisciplinar, e são destinadas à comunidade interna e externa à UFPR.
Sem fins lucrativos, o CAPA investe na qualidade da sua equipe (constituÃda por discentes e docentes da UFPR), pesquisa contÃnua, instalações e serviços, e propicia à comunidade interna e externa à UFPR auxÃlio com escrita acadêmica através de cursos, assessorias individuais, revisão de textos, entre outros, com reserva de vagas gratuitas para a comunidade acadêmica da UFPR. Além disso, o CAPA é também um espaço destinado à iniciação cientÃfica e formação profissional para discentes da graduação e pós-graduação (especialmente de Letras) da UFPR.
Portanto, a função do CAPA é servir o corpo docente e discente da UFPR, assim como a comunidade acadêmica externa, visando a apoiar a formação de autores/as acadêmicos/as através da pesquisa, extensão, e assessoria direta na área de escrita acadêmica, inclusive com revisões, traduções e encontros pessoais.
No inÃcio de 2015, foi criado no CNPq um grupo de pesquisa chamado Internacionalização de Pesquisa CientÃfica Brasileira (liderado pelo Prof. Dr. Ron Martinez), com o objetivo de tentar entender melhor os desafios enfrentados por discentes e docentes da UFPR ao redigir um texto acadêmico – especialmente artigos cientÃficos em inglês.
Alguns dos achados da pesquisa foram os seguintes:
A situação, portanto, vira um cÃrculo vicioso: professores/as e alunos/as que não aprendem a elaborar artigos cientÃficos, sentindo-se obrigados/as a terceirizar as revisões e traduções dos textos, investindo dinheiro que não traz nenhum retorno pedagógico para a universidade, e que precisa ser sempre reinvestido.
No CAPA, acreditamos que se a universidade faz parte dos sistemas globais atuais que causam tais pressões para publicar. Também é responsabilidade da universidade não obrigar seu corpo discente e docente a pagar empresas e profissionais particulares que não têm interesse em auxiliar, de fato, essas pessoas. A universidade tem a obrigação, especialmente para com os seus/suas alunos/as e a comunidade acadêmica como um todo, de ajudar a formar pesquisadores/as independentes, que por sua vez também ajudarão outros/as no futuro.
Depois de concluir o primeiro ano da pesquisa, o grupo levantou várias possibilidades de soluções para os problemas e desafios identificados.  Entretanto, todas as “soluções” (por exemplo, cursos intensivos de escrita) pareciam pontuais e efêmeras.  Após dialogar com diversas universidades de outros paÃses, ficou claro que a solução seria um centro em que ações coordenadas pudessem acontecer, envolvendo alunos/as e professores/as ajudando outras/as colegas: um writing center (‘centro de escrita’).
Os writing centers começaram a surgir nos Estados Unidos mais de meio século atrás, mas no Brasil ainda são desconhecidos. A ideia principal por trás deles é muito simples: alunos/as – e até professores/as – podem ajudar uns aos outros.  Existe uma grande pressão para escrever textos acadêmicos de boa qualidade, e não se pode depender exclusivamente de um/a professor/a para formar bons escritores.  Os writing centers nos Estados Unidos treinam alunos/as de graduação e pós-graduação que já têm maior proficiência na escrita a ensinarem seus colegas a também desenvolverem essa habilidade.
Portanto, o CAPA se inspirou em alguns dos melhores writing centers dos Estados Unidos, como os da University of Maryland, da University of Columbia e da University of Notre Dame, assim como de outros paÃses do mundo, como da University of Adelaide (Austrália) e da University of Plymouth (Reino Unido).
Mas o CAPA ainda se destaca entre eles como único, pois não existe outro centro de escrita no mundo onde